Já passei por alguns momentos bem difíceis, na minha vida. Alturas em que andei completamente desnorteado, sem saber o que fazer, com quem fazer, desvalorizando tudo e todos, ignorando tudo e todos, num processo auto-destrutivo que quase mudava a minha vida para sempre. Essas alturas foram sempre consequência de decisões que tomei quando estava inebriado de mim próprio, do meu pretenso sucesso, da minha total e completa cegueira acerca de mim próprio. Nessas alturas, Graças a Deus,  não me faltaram grilos falantes que me iam alertando ininterruptamente para o quanto estava errado nas minhas opções e na escolha do caminho a seguir. Em vão. Completamente cheio de mim, avançava até bater, estrondosamente, com a cabeça na parede. A minha sorte é que as mesmíssimas pessoas que antes me avisavam, continuavam lá para me levantar.

Aprendi da forma mais dura que ficar cheio de mim é o meu maior perigo, o caminho mais curto para fazer asneira. E da grossa. Por isso fico sempre assustado quando alguém me dá demasiado valor. Eu, que sei bem do que a casa gasta, que sei bem que não tenho a consistência que deveria e desejaria ter, olho para todos os lados e pergunto-me onde estarei a falhar desta vez. Tento depois jogar mais à defesa: falar menos, andar pela sombra, arrefecer os ânimos, gerir as coisas até que tudo volte ao normal e eu possa ir recuperando, lentamente, o lugar que eu sinto como meu, no lado menos visível do mundo. Por isso tento rir-me de mim próprio, não me levar muito a sério, questionar-me, voltar a questionar-me e questionar-me de novo e, sobretudo, encontrar nos outros o meu próprio caminho, ver neles exemplo, dons que nunca terei, capacidades que estão a léguas das minhas.

O melhor de tudo é que isto permite-me descobrir pessoas absolutamente espantosas, umas mais novas, outras menos, que me dão, todos os dias, razões para me sentir pequenino e sentir que tenho ainda muito para caminhar. Enquanto assim for, sei que pelo menos estarei a salvo de mim próprio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue