Serenidade - Alegria - Verdade - Liberdade

Apesar de não ter saído, esta foi uma noite mal dormida. Ter os meus filhos na gandaia não ajudou, é claro - há coisas que levam tempo a habituar-me! - mas não foi apenas isso. Pensava no ao que acabara, pensava no ano que começara, pensava no que queria da vida, pensava na tarefa que me comprometi a fazer e que, espero, me ajude a redefinir o rumo a seguir.

Toda a noite tive por companhia estes quatro companheiros: Serenidade, Alegria, Verdade, Liberdade. Apresentaram-mos há pouco tempo com uma intencionalidade e firmeza nunca antes tidas em tal linha de conta e desde então têm feito o seu percurso cá por dentro. Serenidade, Alegria, Verdade, Liberdade. Esta noite, por entre sonos e sonhos mal amanhados, pareceu-me um bom conjunto de referências para o ano que agora se inicia. Como uma noite de insónias dá para tudo, elaborei planos e atitudes e posturas e decisões para que pudessem assumir, também para mim, a intencionalidade e firmeza alheias. Cheira-me que algumas delas me irão dar bastante trabalho para verem a luz do dia, mas quanto mais pensava nelas mais me parecia que vinham ao encontro das minhas mais profundas necessidades.

Hoje de manhã estava na eucaristia e pensava como Deus tem colocado no meu caminho aqueles de quem mais vou precisando em cada fase da minha vida. E da enorme (quase insuportável) responsabilidade que isso me coloca, quanto mais não seja, ao obrigar-me a despertar da letargia que frequentemente se instala na minha vida. Ter quem me ame impulsiona-me sempre. E coloca-me em causa. Sempre! O anseio profundo de tentar corresponder a quem acredita em mim, a quem aposta em mim, a quem tem o desplante de ver em mim aquilo que, por mais que olhe, nunca consigo ver, tem sido o verdadeiro motor da minha vida. Acredito que o será mais uma vez. Assim eu consiga corresponder ao que me sinto impelido impelido a cumprir. Sob pena de, de hoje a um ano, Serenidade, Alegria, Verdade e Liberdade não serem mais que um conjunto de boas intenções despertadas por palavras bonitas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue