Daily Quote:

Leaders are not what many people think – people with huge crowds following them. Leaders are people who go their own way without caring, or even looking to see whether anyone is following them.

John Holt


Nunca fui um líder. Nunca o consegui ser. E nunca o quis ser. Sempre foi muito incomodativo para mim quando me apercebi que de alguma forma davam demasiada atenção ao que eu dizia, ao que eu escrevia, e me tornavam numa espécie de guru, que eu detesto. Não quero ter - não posso ter - esse tipo de responsabilidade em cima dos ombros. Não tenho a consistência necessária, as certezas absolutas e firmes, a despreocupação pelos outros que um líder tem que ter. Ando demasiado aos apalpões do terrenos, meio sem saber qual o caminho, sempre sem respostas definitivas, sempre com a dúvida à flor da pele, sempre na procura do melhor caminho, e, por isso, sempre a recomeçar qualquer coisa depois de descobrir que afinal o caminho era outro.
Adoro conversar a profundidade, detesto a conversa de chacha, de elevador, pura perda de tempo e puro desperdício. E nunca escondo de ninguém as minhas imensas fragilidades, até porque me são bem mais importante que as minhas certezas. Se há característica que me distingue é justamente essa: a da assumpção plena e de cabeça erguida que as minhas certezas são quase todas elas, passageiras, sempre contestadas, sempre discutíveis e discutidas. 
E é muito raro, é raríssimo, não querer saber o que os outros pensam de mim, o que os outros sentem em relação a mim, aquilo que desperto neles, se sou problema ou solução, se sou motor para avançar ou marcha a ré. Sempre que esqueço isto, sempre que não me preocupo com estas coisas, é sinal que estou demasiado convencido de mim, demasiado cheio de mim, que estou a ficar demasiado longe do que quero de mim. 
Não tenho por isso os instrumentos necessários para ser líder do que quer que seja. 
Deus seja louvado !

Comentários

Mensagens populares deste blogue