"Cada um de nós é chamado para ser um especialista em dar a volta. Quando somos confrontados com situações difíceis devíamos exultar-nos porque é para isso que cá estamos." 
"Todos temos o poder dentro de nós para dar a volta às coisas. Se Jesus é o nosso treinador, isso devia ser a nossa especialidade."
Jesus, CEO

Trabalhei num Gabinete de Contabilidade durante doze anos. Fui para lá com dezasseis anos e, quando saí, era já casado e pai de filhos. Lá cresci muito como pessoa, como trabalhador e como homem, graças, como sempre, às pessoas com quem tive a sorte de aprender a viver. O Sr. Marques e o Dr. Nuno foram as minhas grandes figuras paternas daquela altura - e sabe Deus como eu ando sempre à procura de uma! - e eu bebia as suas palavras, os seus gestos e atitudes com a sofreguidão de um bebé porque sabia que estava a aprender a ser gente.

O Dr. Nuno, patrão típico mas muito humano e senhor de uma profunda sabedoria, aceitava muitos trabalhos que ninguém queria, porque eram muito difíceis e exigiam que passássemos horas à cata de pontas soltas. E ele dizia-me sempre: "Rapaz, o que é fácil qualquer um faz. Se te escolho para isto é porque confio em ti. Fica feliz por isso, porque é assim que se aprende." Uma verdadeira escola de vida!

Penso muitas vezes nele e na sua imensa sabedoria feita de vida vivida. Invariavelmente, quando me pedem para fazer alguma coisa, para assumir algum projecto, as palavras do Dr. Nuno revisitam-me. A minha primeira tendência é ficar muito próximo do pânico. "E se falhar? E se descobrirem que eu não percebo nada disto? E se deixar ficar mal quem confia em mim?" A segunda, no entanto, é partir para a solução. "Ok, O que faço eu com isto? Como posso dar a volta à situação? Onde posso ir buscar informação, onde posso ler, com quem posso conversar para me dotar de armas e bagagens para fazer algo de jeito?" E, finalmente, todo eu acampo no que tenho que fazer. Se não gosto à partida, descubro um meio de aprender a gostar. Leio e estudo muito, bebo tudo o que posso, e descubro sempre algo que me fascina na tarefa que me espera. Depois é só aproveitar, usufruir da situação, desfrutar ao máximo o que tem de bom - e qualquer situação tem sempre algo de bom, basta procurar e ficar atento - e não me agarrar em demasia ao que não corre bem. E pensar sempre, no final de cada dia, que amanhã é um novo dia. Que não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe.

Muitas vezes as coisas não correm bem. A minha história é também feita de grandes fracassos, de projetos falhados, de incapacidades próprias, de alturas em que fui mais problema que solução. Não quero ter, contudo, outra forma de viver. Preferi sempre a verdade das marcas das quedas à artificialidade da perfeição.

Comentários

Mensagens populares deste blogue