O meu maior defeito é o da procrastinação. E constitui o meu maior compromisso de melhoramento pessoal para este ano. 

Tenho uma vaguíssima memória de um pequeno quadro com dois anjos da guarda que estaria à cabeceira da minha cama de miúdo. Nem sei bem se essa memória é daquelas reais ou das que o tempo vai instalando dentro de nós ao ponto de as assumirmos como verdadeiras. Adiante! O importante é que  por causa desse quadro sempre tive a sensação clara que nada de muito mau me poderia acontecer, que à ultima da hora haveria um qualquer anjo que me impediria de cair no precipício. E não estou a falar de fantasias de miúdos mas de convicções de adulto. 

Essa segurança permitiu-me não me levar demasiado a sério. As principais decisões da minha vida fora tomadas quase de ânimo leve, sem pensar muito nas consequências. Com tudo o que de bom e de mau isso pode acarretar: quando as coisas correm bem é fantástico, ultrapassamos os limites que o medo nos impõem; mas quando correm mal é um desastre. E foi justamente um desses desastres que colocou tudo em causa. Descobri, de forma extremamente dolorosa, que afinal o meu anjo da guarda ou andava distraído ou entendia que o melhor para mim era assumir as consequências reais dos meus atos. Sem me avisar! Malandro!

Houve uma altura em que essa desconfiança na vida (e no meu anjo da guarda) tornou as coisas muito difíceis. É-me muito difícil viver sem a alegria e a confiança que as "costas quentes" permitem, sempre em sobressalto, sempre com medo, sempre a desconfiar do que o dia de amanhã nos pode trazer. Com o tempo, no entanto, fui-me apercebendo da omnipresença de outros anjos que compensavam largamente os dislates do meu desatento anjo. Encontrei sempre um empurrão, uma mão, um sorriso, por vezes um ralhete, que me foram permitindo voltar a acreditar. Não tanto no meu velho anjo mas nos anjos dos outros, dos que me acompanhavam e me reabilitavam a confiança.

Tenho contactado com o meu anjo da guarda. Como nos conhecemos bem, como sabemos que estamos intimamente ligados, decidimos que ao longo deste ano melhoraríamos essa coisa da procrastinação. Só para contrariarmos toda a negatividade que este novo ano apregoa. 

É um primeiro passo ;-)

Comentários

Mensagens populares deste blogue