Digo frequentemente qualquer coisa como "veste um sorriso e faz-te à vida." Não que menospreze o valor de uma boa choradeira: chorar faz muito bem à alma e tenho para mim que muitas vezes nãos e consegue (re)começar nada a sério sem deixar que as lágrimas lavem a alma. Apesar da dor de cabeça que, invariavelmente, se instala quando choro, nunca senti que chorar me fizesse senão bem. Não é frequente, muito menos público, mas quando tem que acontecer, não me cai nada por causa disso.
Mas acredito que o sorriso é uma arma bem mais poderosa que o choro. É muito ais motivadora, dinamizadora, desbloqueia aquelas alturas em que estamos chateados sem saber muito bem porquê e, mais importante ainda, um sorriso é normalmente retribuído com outro sorriso. E de sorriso em sorriso vamos ganhando o dia. Para além disso, afasta os "o que tens?" e os "passa-se alguma coisa?" que eu detesto.
Em Moçambique ficaram gravadas as palavras do Irmão António logo no primeiro dia em que nos conhecemos. "Há pessoas da minha família que por vezes vêm cá e quando vêem as condições em que os meninos vivem, choram como desalmados. Eu zango-me logo. Ide chorar para a vossa casa que os meninos precisam é de quem os ajude. Chorar não adianta de nada. "

Comentários

Mensagens populares deste blogue