andaimes

Trouxeram a Jesus um paralítico, transportado por quatro homens;  e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o teto, por cima do lugar onde Ele Se encontrava, e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico.  Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados». 

Como acontece todos os dias, vinha atento ao Passo-a-Rezar com que fazemos a viagem matinal.  Acontece muitas vezes que, a partir da Leitura do dia, eu viaje num sentido que nada tem a ver ao escolhido. Hoje foi um desses dias. Não sei porquê - normalmente não me pergunto porque motivo, na oração, vou em determinado sentido: é essa uma das formas em que, acredito, o Espírito Santo atua em mim - mas detive-me nos quatro que levaram o paralítico a Jesus e daí não mais saí. Não voltam a ser referidos na passagem bíblica, não se sabe o que lhes aconteceu, nem se conhece palavra alguma que Jesus porventura lhes possa ter dirigido. Nada. Apenas se sabe que pegaram no paralítico e, na impossibilidade de o fazerem chegar pelos meios normais, pensaram fora da caixa: não vai pela porta, vai pelo telhado. E foi por eles que o paralítico foi salvo.

No gabinete de contabilidade onde trabalhei vários anos - e onde me fiz gente - havia um senhor que nos formava a todos. Era da velha escola, desconfiava das máquinas de somar - cujas fitas confirmava somando-as de cabeça - e nada queria com os recém aparecidos computadores. Tinha ainda aquelas mangas pretas de colocar por cima da roupa - para que a camisa não se sujasse ou gastasse - e olhava para nós por cima dos óculos - como os meus miúdos dizem que eu olho para eles agora! Era dono e senhor daquela sabedoria antiga que não vem dos livros e dava-me conselhos que permanecem, hoje, preciosos. 

"Quando assistires à retirada dos andaimes, reza pelos andaimes. Fundamentais à obra, serviram de amparo à sua edificação, e no final são retirados como se nunca tivessem existido."

Ao longo da minha vida tive pessoas assim. Particularmente quando me encontrava paralisado, sem saber o que fazer. Tive quem me edificasse, quem me levasse, nem que fosse pelo telhado, até onde precisava de ir. 

Hoje é, para mim, um bom dia para as recordar. E agradecer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue