Mochila feita, tudo devidamente acondicionado, com a peso a mais, como eu. Ainda não é amanhã que partimos. Mas já falta pouco. O Caminho já me sobressalta a noite, já o antecipo, já sinto na boca o sabor do cedo da madrugada, já vejo o amanhecer e com ele a descoberta dos lugares por onde passamos, passo a passo, mergulhados ora em nós próprios ora nos que mergulharam connosco.

Tive que apresentar o caminho a dois novatos. Explicados os procedimentos básicos - o que levar, o que calçar, o que esperar - não consegui transmitir mais coisa nenhuma. O que há de tão especial no caminho? O que há de tão especial naquele "não consigo" que me acontece sempre no início e que se vai transformando em alegria partilhada, tão intensamente vivida por todos e cada um de nós? Não sei. Sei que cada vez mais me sinto melhor a caminho, sinto cada vez mais que estou a caminho. E nem sequer é apenas espiritualmente, é fisicamente mesmo, como se precisasse daquela sucessão de passo para ser quem sou.

Comentários

Mensagens populares deste blogue