Não são muitas as pessoas que conheço que têm o condão de transformar dificuldades em oportunidades de encontro. Hoje, logo pela manhã, recebi um telefonema a pedir (pedir mesmo, não solicitar) a minha colaboração por causa de um contratempo. Lá resolvemos a questão, sem grande dificuldade, e a coisa rolou. Recebi agora uma mensagem sua com um "obrigada e desculpa". Simples, eficaz e muitíssimo agradável.

Uma das coisas que enchem mais os meus dias é quando tenho a sensação que aprendi alguma coisa. Então se forem destes gestos, atitudes, demonstrações de sabedoria profunda, daquelas que implicam os calcanhares bem assentes no chão mas que estão aí para todos os que as quiserem absorver, deixam-me ainda mais feliz. São pessoas assim que me fazem sentir privilegiado por viver os meus dias da forma como os tenho vivido.

Ainda há pouco falava com alguém do Fredo, um (ainda) miúdo do Bairro com quem tenho aprendido muito. No Espaço onde ambos trabalhamos nunca o ouvi a berrar com os miúdos, a falar com eles sem ser olhos nos olhos, baixando-se até que os seus olhares estejam ao mesmo nível. E nunca os vi a respeitarem ninguém como o respeitam. No início, a minha atitude era profundamente contrastante com a sua, achava que me devia impor como um leão se impõe na selva para que depois, magnânimo, lhes permitisse ser. Profundamente errado, como quase sempre, aliás. Agora, depois de uma muito lenta aprendizagem, lá vou conseguindo fazer como ele, conversando com calma e olhos nos olhos, e tenho apreciado ver como é muito mais eficaz para ambos.

Não raras vezes, quando olho para mim e comparo as minhas atitudes com as de outros que me rodeiam, sinto-me profundamente envergonhado. Pudesse eu fazer um reset, ou um freeze, e certamente o faria com todo o alívio deste mundo. No entanto, a vida é justamente isto: irmos aprendendo, irmos bebendo uns dos outros o que todos nós temos de melhor para dar. E eu, que tenho a. sorte de viver no meio de sábios, só não aprendo se for mesmo nabo. O que às vezes acontece. Muito mais do que gostaria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue